Hip - Hop

HIP - HOP

Quais são os 5 elementos do hip hop?
Hip Hop é uma cultura artística que iniciou-se durante a década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Africa Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares na cultura hip hop: o Rap, o DJing, a Breakdance, e a escrita do grafite. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias.
- O BREAK
A dança é inspirada nos movimentos da guerra.(B-boying, Popping e Locking)
- O MC
Mestre de Cerimônia é o porta-voz que relata,
através de articulações de rimas,
 os problemas, carências e experiências
 em geral dos guetos. Não só descreve,
mas também lança mensagens de alerta e orientação
- O DJ (disc-jockey)
Operador de discos, que faz bases e mixagens.
- O GRAFFITI
Expressão plástica, o grafite representa desenhos,
 apelidos ou mensagens sobre qualquer assunto, feitas com spray,
 rolinho e pincel em muros ou paredes. Sendo considerado por muitos uma forma de arte,
 diferente da pichação, que têm outra função de apenas deixar sua marca, o grafite é usado
por muitos como forma de expressão e denúncia.
- CONSCIÊNCIA/SABEDORIA
O quinto elemento carrega essas duas palavras, Consciência / Sabedoria. Empregado pelo DJ e Também um dos criadores da cultura Hip Hop Afrika Bambaataa. Ele junto com a posso Zulu Nation vem espalhando esse propósito pelo mundo há alguns tempos, O Hip Hop são 4 elementos artísticos (B.Boy, Dj, MC e Graffiti) e o quinto são essas palavras que nos dizem muito.
 
História do Rap mundial e do Rap no Brasil?
rap mundial: Foi comercializado nos EUA, desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura hip hop, e começou com as festas nas ruas,nos anos 1970 por expatriados jamaicanos e outros. Estes introduziam as grandes festas populares em grandes galpões, com a prática de ter um MC, que subia no palco junto ao DJ e animava a multidão, gritando, encorajando mais e mais com as palavras de rimas, até que foi se formando o rap.

Rap no Brasil: Antes mesmo do rap chegar ao Brasil, algumas canções no estilo já tinham sido lançadas. O rap chegou ao Brasil no final dos anos 1980, com grupos de periferia que se reuniam na estação São Bento do metrô de São Paulo, lugar onde o movimento punk começava a surgir. Nesta época, as pessoas não aceitavam o rap, pois consideravam este estilo musical como sendo algo violento e tipicamente de periferia. Os primeiros a frequentarem o local foram os dançarinos de breakdance, o principal tipo de dança hip hop.


O que é Literatura Marginal?

Conhecida como Literatura Marginal, por serem textos escritos por moradores da periferia brasileira, os pertencentes a esse movimento têm como principal característica falar do cotidiano das favelas, tanto para os moradores, como forma de resistência, quanto para o público em geral. A ideias é expor uma realidade vista pelo ângulo de quem vive ali, à margem da sociedade.



Quem é Rappin  Hood? Comente sua obra.
Antônio Luiz Júnior, mais conhecido como Rappin' Hood, é um rapper e apresentador brasileiro. Ele sofre de vitiligo, uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele.
Rappin' Hood foi criado na Vila Arapuá, Heliópolis, na periferia da cidade de São Paulo. Começou a compor aos 14 anos de idade. Estudou trombone e corneta e, em 1989, lançou-se como rapper, quando sagrou-se o vencedor de um campeonato de rap.



Quem é Ferréz? Comente sua obra.
Ferréz,é seu nome artístico de Reginaldo Ferreira da Silva é um romancista, contista e poeta. Ligado a corrente considerada literatura marginal por ser desenvolvida na periferia das grandes cidades e tratar de temas relacionados a este universo. Dotado de linguagem influenciada pela variante linguística usada na periferia de São Paulo, Ferréz já publicou diversos livros, entre eles Fortaleza da DesilusãoCapão PecadoAmanhecer EsmeraldaNinguém É Inocente em São Paulo. É fundador do 1DaSul, grupo interessado em promover eventos e ações culturais na região do Capão Redondo, ligados ao movimento hip-hop.


Quem é Emicida? Comente sua obra.
Leandro Roque de Oliveira (São Paulo17 de agosto de 1985), mais conhecido pelo seu nome artístico Emicida é um rapperrepórter e produtor musical brasileiro. É considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil nos últimos anos. O nome "Emicida" é uma fusão das palavras "MC" e "homicida". Por causa de suas constantes vitórias nas batalhas de improvisação, seus amigos começaram a falar que Leandro era um "assassino", e que "matava" os adversários através das rimas. Mais tarde, o rapper criou também uma conotação de sigla para o nome: E.M.I.C.I.D.A (Enquanto Minha Imaginação Compor Insanidades Domino a Arte). As suas apresentações ao vivo são acompanhadas do DJ Nyack nos instrumentais.



Qual a importância de Nelson Triunfo para o hip hop nacional?
Nelson Gonçalves Campos Filho, (Sítio Caldeirão, TriunfoPernambuco28 de outubro de 1954) é um dançarino de breaking e ativista social brasileiro, tendo ganhado notoriedade como um dos precursores da cultura hip-hop no país, Nelson foi um dos principais dançarinos de soul e breaking do Brasil.
Nomes:

 Lucas de Sena Teodoro Nº23 1ºF

Marlon Quincas Nº28 1ºF

Israel Pessoa Nº18 1ºF

Raphael Maia Nº33 1ºF

Lucas Andrade Nº22 1ºF

            



Um comentário: