Arquitetura


Arquitetura 

Aqui vai uma definição primordial para podermos entender o principal assunto deste texto :
O que é arquitetura?
A arquitetura refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.
Agora você está pronto para entender o que iremos dizer adiante !



  • Arquitetura na Grécia Antiga !

A arquitetura grega tem no templo sua expressão maior e na coluna sua peculiaridade. A coluna marca a proporção e o estilo dos templos gregos. Naquela época, os materiais de construção preferidos eram o tijolo cru e a madeira, com alguma utilização da pedra. A arquitetura desenvolveu-se a partir de influências da cultura micênica e outras culturas mediterrâneas.
A arte grega é formada de duas grandes heranças: a dos povos que habitavam a bacia do Mediterrânio e a dos povos indo-europeus. Os gregos foram os primeiros artistas realistas, ou seja, os primeiros a se preocuparem em representar a vida tal como ela é. Para isso, foi necessário e fundamental o estudo de proporções, que em sua base se encontra a consagrada máxima que diz que o homem é a medida de todas as coisas. 



  • Arquitetura na Roma Antiga !
As vezes considerada como derivada da arquitetura grega, tem suas próprias características. Os romanos antigos afirmavam que a arquitetura era  a expressão suprema das artes, sendo assim, recebia muita atenção das autoridades locais, a arquitetura romana era extremamente funcional, ou seja, seus objetivos não eram apenas a estética, além disso, cumpriam a tarefa de resolver problemas urbanos sociais. 
Algumas das principais construções romanas da época, eram os  teatros e os anfiteatros . Tinham a função do entretenimento.  
No estádio do Coliseu  ocorriam lutas de gladiadores, representações de batalhas e apresentações teatrais.
Os aquedutos, enormes arcos de pedra, eram responsáveis por conduzir água para as cidades, assim como distribuí-la nos bairros distantes.
Os banhos públicos (thermae) não eram somente destinados à higiene, também cumpriam um papel medicinal e terapêutico.



  • Arquitetura em São José dos Campos -  Prédios ! 
Os prédios de São José dos Campos tem que ter certas características muito interessantes de arquitetura. Existem prédios com a arquitetura moderna e prédios com a arquitetura clássica. Hoje existem muitos prédios na cidade, vários estilos e variação de períodos da arquitetura.
Hoje a cidade tem prédios de 32 andares, com uma arquitetura moderna, com condomínios de 5, 6 torres, cidade esta com prédios e arquitetura de cidades de grande importância em seu país.








  • Arquitetura em São José dos Campos - Sanatório Vicentino Aranha !
Com o projeto creditado a Francisco De Paula Ramos de Azevedo. Foi construída o Sanatório em 1924, um “hospital” para os tubérculos que era epidemia naquela época. Um dos arquitetos mais importantes do Brasil, a distribuição dos ambientes permitia uma inspeção zelosa e imediata dos pavilhões, que mesmo isolados e independentes, completavam-se de forma harmônica e eficiente.
A ventilação e insolação nas edificações, propriedades consideradas terapêuticas, são particularidades do projeto que conferiram ao sanatório as melhores condições para o tratamento da doença.







  • Arquitetura em São José dos Campos - Igreja Matriz !
É a arquitetura mais vultosa que a qualquer ponto da cidade é avistada, é o marco principal da religiosidade de nosso povo.
Estilo Eclético com predominância para o neoclássico. Possuem internamente colunas greco-romanas da melhor qualidade, arcos plenos, balaústres, nave central e lateral. A pintura lembra o afresco.




  • Lina Bo Bardi
Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira, Lina estudou na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma durante a década de 1930 mas mudou-se para Milão, onde trabalhou para Giò Ponti, editor da revista Domus.
Em 1946 casa-se com o jornalista Pietro Maria Bardi e neste ano, em parte devido aos traumas da guerra e à sensação de destruição, parte para o Brasil, país que acolherá como lar e onde passará o resto da vida.
No Brasil, Lina encontra uma nova potência para suas idéias. Existe, para a arquiteta, uma possibilidade de concretização das idéias propostas pela arquitetura moderna, num país com uma cultura recente, em formação, diferente do pensamento europeu. Ao chegar no Brasil, Lina deseja morar no Rio de Janeiro. Encanta-se com a natureza da cidade e o edifício moderno do Ministério da Educação e Saúde Pública
Instala-se porém em São Paulo, projetando e construindo, mais tarde, uma casa no bairro do Morumbi, a Casa de Vidro.
A Casa de Vidro, residência do casal, no então selvagem bairro do Morumbi, onde fez pousar uma elegante estrutura moderna, com paredes de vidro suportada por pilotis em um declive do terreno. Junto com Bardi, cria e dirige o Curso de Desenho Industrial no Instituto de Arte Contemporânea (IAC); desenvolve o projeto da poltrona Bardi’s Bowl além de outros projetos como o Edifício Taba Guaianases; Estudos para “Casas Econômicas”; projeto “Museu à beira do oceano”, em São Vicente.




  • Oscar Niemeyer
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional
Nascido no Rio de Janeiro, em 1907, Oscar Niemeyer tem sido o arquiteto brasileiro que acumula o maior número de prêmios internacionais, bem como exibe um conjunto de obras realizadas no Brasil e no exterior que o coloca como um dos expoentes da arquitetura universal. Oscar Niemeyer, foi profundamente marcado pela lisura na vida pública do avô, que como herança os deixou apenas a casa em que morava e cuja regalia era uma missa em casa aos domingos. Oscar troca a vida boêmia pelo trabalho na tipografia do pai. Resolve retomar os estudos. Em 1929 ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, de onde saiu formado como arquiteto e engenheiro, em 1934.
Formado em 1934 pela Escola Nacional de Belas Artes, o primeiro trabalho que elaborou - como membro da equipe liderada por Lúcio Costa e consultoria de Le Corbusier - para a sede do Ministério de Educação e Saúde em 1936, caracterizou-se como um marco da arquitetura moderna mundial.
Em 1939, em colaboração com Lúcio Costa, executa o projeto Pavilhão do Brasil para a exposição em New York.
Em 1940, com a obra da Pampulha - Cassino, Casa do Baile, Iate Club, e a Igreja de São Francisco de Assis - passa a ser conhecido internacionalmente, demonstrando com formas livres as possibilidades do concreto armado, destoantes da linguagem corrente da arquitetura racionalista de então.
Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília. Seu primeiro projeto individual a ser construído foi a Obra do Berço, em 1937, no bairro da Lagoa, Rio de Janeiro. Neste edifício nota-se a presença dos elementos defendidos na arquitetura moderna e a influência do arquiteto francês Le Corbusier: o pilotis, a planta livre, a fachada livre, possibilitando a abertura total de janelas na fachada, o terraço-jardim e o brise-soleil, pela primeira vez utilizado na vertical. Durante a construção, o arquiteto estava fora do Brasil e, ao retornar, encontrou o brise instalado de forma inapropriada, sem proteger o interior contra a insolação. Sendo assim, Niemeyer, que nada havia cobrado pelo projeto, pagou pela execução do brise na forma em que havia projetado. O prédio da Obra do Berço foi inaugurado em 1938 e em 2008 a instituição ainda o ocupa. 




  • Curso Universitário de Arquitetura
A base da Arquitetura em sí não é só a matemática que todos pensam, e sim as técnicas de desenho, 
seja vista da parte técnica ou artistico. O arquiteto não é obrigatóriamente formar projetos com estruturas, como, 
hospitais, escritorio,apartamentos, escolas, fabricas, igreja, entre outras. Projetam também centros urbanos,
campus de faculdade e parques industriais. E isso não quer dizer que vão só fazer predios, grandes estruturas,
pode também atuar nas construções existentes e até nas históricas.
Um arquiteto normalmente ele trabalha em um local sucegado, como no escritório, conversando
com os clientes e fazendo seus projetos. 
Hoje você ve os edifícios de uma forma normal, desde um prédio simples aos mais sofisticados,
mas não sabe o que foi feito para aquilo ocorrer e ficar do jeito em que está.
Para um recém formado em arquitetura não tem muitas oportunidades no mercado, pelo fato das universidades
esta formando um numero maior do que o necessário. O que normalmente fazem é entrar em empresas fazendo 
estágios e tentarem ser efetivados após o período de estágio.




Nomes : Vitória Amaral - 36
               Christian Goulart - 8
               Lucas Rodriguez - 24
               Isabela Frigi - 17
              Gabriel de Paula - 12




Nenhum comentário:

Postar um comentário