segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Lixo Extraordinário - Vik Muniz !




  •      Biografia de Vik Muniz .

     
     Vik Muniz é um artista plástico brasileiro, conhecido, por usar lixo e componentes como açúcar e chocolate em suas obras. Nascido em São Paulo com o nome de Vicente José de Oliveira Muniz, chegou a cursar Publicidade e Propaganda. Em 1983, passou a viver em Nova York. A partir de 1988, começou a desenvolver trabalhos que faziam uso da percepção e representação de imagens a partir de materiais como o açúcar, chocolate, catchup e outros como o gel para cabelo e lixo. Naquele mesmo ano, Vik Muniz criou desenhos de fotos que memorizou através da revista americana Life. Muniz fotografou os desenhos e a partir de então, pintou-as para conferir um ar de realidade original. A série de desenhos foram chamados The Best of Life. Vik Muniz fez trabalhos inusitados, como a cópia da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, usando manteiga de amendoim e geléia como matéria prima. Com calda de chocolate, pintou o retrato do pai da psicanálise, Sigmund Freud. Muniz também recriou muitos trabalhos do pintor francês Monet. Em 2010, foi produzido um documentário intitulado Lixo Extraordinário,sobre o trabalho de Vik Muniz com catadores de lixo de Duque de Caxias, cidade localizada na área metropolitana do Rio de Janeiro. A filmagem recebeu um prêmio no festival de Berlim na categoria Anistia Internacional e no Festival de Sundance. O artista também se dedicou a fazer trabalhos de maior porte. Alguns deles foram a série Imagens das Nuvens, a partir da fumaça de um avião, e outras feitas na terra, a partir de lixo.


  •    Diferentes pontos de vista sobre o documentário !


  "O filme fala sobre o lixo, porém de um modo como matéria prima, matéria prima da arte. De um artista que incorpora o lixo de um modo que fica belo. Esse artista se chama Vik Muniz, artista consagrado no Brasil e no mundo, faz obras maravilhosas, como a representação da famosa Monalisa, e muitas outras. O  filme retrata progressos artísticos, processos que são coletivos, necessitam de tempo, paciência, um espaço grande e muito, muito lixo ! Alguns artistas que participam também, das formatações das obras, fazem arte de aterros, de reciclagem, e são agentes desse motivo ecológico, basicamente é isso que o filme apresenta, muito bom e interessante, espero que tenha mais artistas como esse !"     - Christian Goulart.

 "O filme lixo extraordinário conta a história de uma façanha de um artista plástico brasileiro Vik Muniz, capaz de retirar obras primas a partir de lugares onde a maioria das pessoas acham inapropriados, como os aterros sanitários. O filme tambem é , um documentário sobre a vida dos catadores que participam em um projeto artístico no Jardim Gramacho do artista plástico Vik Muniz, o senário é um dos maiores aterros sanitários do mundo: o jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro."   - Lucas Andrade.

"Eu não conhecia esse artista, e depois que passei a conhecer, posso dizer que adorei seus trabalhos ! São coisas muito simples, que acabam se tornando em grandes obras de arte, graças a talentosas idéias. Este documentário, é considerado o melhor relacionado à arte da última década. Minha admiração por ele, vem principalmente de vencer a impressão das pessoas, relacionado ao seu local de trabalho, muitas vezes em lixões, aterros, ou salões lotados de lixo, ele vence, e mostra a muitas pessoas com esse pensamento, que arte não se vem só de dinheiro, telas e pincéis; e sim de uma boa idéia, vontade e amor. Seu trabalho também é um dos mais admirados pela causa da questão ambiental, e muitos críticos usam o argumento de "além de bonito, é utilizavel" .. Criativa a forma como é criada suas obras, com uma câmera, pessoas que são comandadas por ele a reconstruir a obra, e força, MUITA força de vontade! Na minha opinião, depois de conhece-lo, virou uma pessoa admirável, e que merece muita força e sucesso !"   - Vitória Amaral.




 Trabalho de artes, professor André. 1ºF 

     Vitória Amaral
    Christian Goulart  
    Lucas Andrade















Nenhum comentário:

Postar um comentário